A importância da prototipagem em um projeto de comunicação visual
27 de dezembro de 2019
A experiência que os elementos no PDV traz
10 de janeiro de 2020

Corte Eletrônico

O processo CNC (Computer Numeric Control) ou Comando Numérico Computadorizado é peça chave na indústria de comunicação visual para a realização de cortes em peças. A técnica foi criada durante a Segunda Guerra Mundial para otimizar os processos de produção que eram realizados manualmente por meio de gravações e pinturas.

Com o passar dos anos, o processo de corte eletrônico foi otimizado e atualmente é feito por meio de um computador, que utiliza um software que cria e lê desenho vetorial.  Em seguida é feita a transferência das informações para as máquinas que irão realizar o recorte dos materiais, tornando o processo totalmente automatizado.

A Acrinel desenvolve todo o processo de desenho para a leitura das máquinas. O sistema CNC executa as peças em plano reto ou em um ângulo de 360º que permite um acabamento do objeto em 3D. 

Juntamente com o corte CNC e a sobreposição de camadas de materiais é possível obter o resultado de peças em 3D. Essas peças podem ser finais ou moldes como base para peças em acrílico ou outros materiais termo moldados, conforme a demanda de cada projeto.

Principais vantagens do corte eletrônico

Utilizado em projetos de decoração, arquitetura, cenografia e artesanato, o corte eletrônico possui inúmeras vantagens, entre elas uma melhor precisão de medidas, melhor acabamento das peças, replicação idêntica, encaixes entre dois ou mais tipos de materiais, agilidade e segurança em futuras reposições, pois o arquivo eletrônico poderá ser reutilizado. 

Na Acrinel,  utilizamos esse processo aplicado em máquinas com corte a fresa e a laser sendo que nessa segunda  também temos o ganho no corte em peças miúdas, detalhes, gravações mais delicadas e acabamentos mais refinados. De acordo com cada necessidade, ajustamos o projeto em uma linha de produção mais adequada.

O CNC também permite trabalhar com uma enorme gama de materiais e infinitas combinações de desenhos, que podem ser utilizadas para os cortes. As principais matérias primas utilizadas são: madeira natural, MDF ,compensado, acrílico, chapas metálicas (galvanizada, inox, latão, alumínio, acm), PVCs, diferentes tipos de isopor (muito utilizados em peças cenográficas, pois são mais leves).

Gostaria de saber mais informações sobre a aplicação do corte eletrônico? Clique aqui e entraremos em contato com você.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
1
Dúvidas? Atendimento via WhatsApp
Olá!
Fale com nossa equipe
Powered by